Return to site

A Carta aberta a Elon Musk

A ciência é clara. E o que isso nos diz é que simplesmente não há como você tomar boas decisões e alcançar suas ambições que mudam o mundo enquanto está se esgotando.

A carta de Arianna Huffington para Elon Musk é um primor de senso; inteligência e entendimento. Senso de que todos somos humanos; e que tentar negar isso é megalomania quase doentia. Inteligência de que ao reconhecermos -e usarmos - nossas características, podemos ser melhores. E entendimento de que; falar e escrever claramente sobre isso é indispensável nos dias de hoje. Incrivelmente, não achei uma versão traduzida da carta completa, por isso, e pela importância que ela tem; fiz uma tradução livre, que segue abaixo.

Caro Elon

Como você sabe, sou uma grande admiradora sua - tanto de você quanto de todas as maneiras pelas quais você está mudando nosso mundo. Em particular, sempre adorei como, sempre que vejo você, a primeira coisa que você faz é pegar seu telefone para mostrar orgulhosamente vídeos de seus filhos adoráveis e suas últimas descobertas. Claramente você tem muita coisa acontecendo em sua vida, mas diz muito sobre você que é com isso que você lidera.

Você é uma pessoa de incrível visão ampla. Sua genialidade e sua paixão por inovar e mudar o mundo sempre foram informadas por sua paixão, não apenas por seus filhos e amigos, mas pelo que você chamou de “o escopo e escala da consciência humana” e nosso anseio por “maior iluminação”. E você é um grande crente na antiga filosofia grega dos primeiros princípios, que encoraja a quebra do problema em suas partes fundamentais.

Por favor, volte para isso. Como você disse ao New York Times, você se esgotou trabalhando 120 horas por semana à custa de ver seus filhos e seus amigos. Você teve longos períodos onde você se fechou dentro da fábrica da Tesla e nem saiu de lá. Você não tira férias. Não há como se conectar com sua incrível visão e criatividade quando você não se dá tempo para se reconectar não apenas com aqueles que ama, mas também consigo mesmo e com sua sabedoria.

Não se trata de trabalhar duro - é claro que você sempre trabalhará duro. Trata-se de trabalhar de maneira a permitir que você tome as melhores decisões.

Você é uma pessoa orientada por dados e ciência. Você é obcecado por física, engenharia, por descobrir como as coisas funcionam. Portanto, aplique essa mesma paixão pela ciência não apenas aos seus produtos, mas a si mesmo. As pessoas não são máquinas. Para máquinas - seja da variedade da Primeira ou Quarta Revolução Industrial - o tempo de inatividade é um erro; para os humanos, o tempo de inatividade é uma característica. A ciência é clara. E o que isso nos diz é que simplesmente não há como você tomar boas decisões e alcançar suas ambições que mudam o mundo enquanto está se esgotando.

Para citar apenas um estudo, após 17-19 horas sem dormir, começamos a experimentar níveis de comprometimento cognitivo equivalentes a um nível de álcool no sangue de 0,05%, pouco abaixo do limiar de estar legalmente embriagado. Nenhum líder de negócios contrataria pessoas que vieram para o trabalho bêbadas, por isso, não dê esse exemplo para seus funcionários.

A Tesla é revolucionária porque é sobre como podemos usar energia com mais eficiência, o que detém o potencial de mudar o mundo. É por isso que o Tesla Model 3, para o mercado de massa é tão importante. Você se deparou com desafios incríveis e os conheceu sendo cada vez mais rigoroso e determinado a aplicar a ciência mais recente. Mas, ao mesmo tempo, você está demonstrando uma maneira desatualizada, anticientífica e terrivelmente ineficiente de usar a energia humana. É como tentar nos lançar em nosso futuro de energia limpa (ou no espaço) com um motor a vapor movido a carvão. Apenas não vai funcionar.

Então, por favor, pegue uma página de outro líder americano visionário, Franklyn Delano Roosvelt. Em 1940, a América estava em um momento precário da história. A Grã-Bretanha estava lutando na guerra, com suprimentos e dinheiro escasseando. Eles precisavam de ajuda, mas Roosevelt sabia que o Congresso nunca emprestaria dinheiro ao Reino Unido. Então, ao invés de colocar em semanas de 120 horas, Roosvelt fez uma pausa de dez dias em um navio da Marinha. A viagem atraiu críticas, mas Roosvelt sabia o que estava fazendo - precisava de tempo e espaço para reabastecer. O resultado foi o programa Lend-Lease, de US $ 50 bilhões, que foi descrito como sua obra-prima política que proporcionou uma maneira de ele vender o Congresso para ajudar os britânicos a resistirem aos nazistas.

Então, Elon, o futuro de Tesla depende de você criar sua obra-prima. Não depende de quantas horas você está acordado. Tesla - e o mundo (para não mencionar você e seus lindos filhos) - seria melhor se você se desse regularmente tempo de reabastecer, recarregar e reconectar com suas reservas excepcionais de criatividade e seu poder de inovar. Trabalhar semanas de 120 horas não aproveita melhor suas qualidades únicas, mas as desperdiça. Você não pode simplesmente passar por cima disso - simplesmente não é como nossos corpos e nossos cérebros funcionam. Ninguém sabe melhor que você que não podemos chegar a Marte ignorando as leis da física. Nem podemos chegar onde queremos ir, ignorando as leis científicas em nossas vidas diárias.

Em sua entrevista com o Times, você mencionou que passou seu último aniversário de 47 anos, todas as 24 horas do mesmo, no trabalho (“a noite toda - sem amigos, nada”). Eu aplaudo a sua honestidade e vulnerabilidade em perceber que você precisa de uma nova maneira de trabalhar. Lhe desejo um ano mais feliz, mais saudável - e ainda mais eficiente e visionário - aos 48 anos. Você precisa disso, a Tesla precisa disso e o mundo precisa disso. E quando seu próximo aniversário chegar, ficarei feliz em receber a comemoração - mas todos os telefones de trabalho serão deixados na porta!

- Publicado em 17 de agosto de 2018

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly