Return to site

Uma vida com propósito

Muitas vezes eu escrevi e falei sobre “viver uma vida com propósito”; e muitas vezes eu me deparei com pessoas angustiadas com esse mesmo propósito; fazendo dele; ou da busca por ele, “um problema a mais”; uma busca a mais. E sempre procurei explicar que “uma vida com propósito” é aquela que você sente que está alinhada com quem você é, com o que você ama.

Tantas outras vezes escrevi sobre viver o hoje, viver o presente. Tantas vezes afirmei “a vida é agora” — não é semana que vem ou mês que vem. Até porque não existe absolutamente nada que garanta, para qualquer pessoa, que estará aqui no futuro, ou que, neste hipotético futuro, estará interessada exatamente nas mesmas coisas e nas mesmas buscas que fazem sentido hoje.

Mas, se há uma coisa que não faz sentido, nem hoje nem nunca, é fazer do propósito “um problema a mais”. Se você sente que há um propósito no que faz, ótimo, lindo. Mas isso não é o essencial. O essencial é que o que você faz e como você vive, HOJE, faça sentido para você, seja realizador, e lhe faça sentir feliz por isso.

Aí vem nosso querido Gustavo Tanaka e coloca isso num texto tão simples e direto; como é exatamente o jeito dele, que não apenas sinto que devo compartilhar, mas também, sinto que devo ressaltar e sublinhar essa diferença fundamental: você não “busca” o propósito até tornar essa busca mais um problema e mais uma angústia. Você vive, e isso é tudo. E, se conseguir fazer exatamente isso, de modo alinhado com o que você sente; e presente; neste momento, no hoje, no agora — pode ficar tranqüilo: cada dia vivido assim vai ser um dia de uma “vida de propósito”. Porque o propósito da vida é a experiência, é a vivência. Com a vivência, surgem as lições, as dores, as alegrias… e todo o resto. E com esta vivência presente, pulsante, a cada dia, vem o senso de que há sentido na SUA vida. Seja como ela for.

Leia aqui o texto Porque parei de buscar meu propósito, do Tanaka.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly